Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ




Ser professor hoje exige que estejamos em constante aprendizado, procurando sempre estar atualizado através de leituras, cursos e outros. As enormes transformações sociais, intelectuais e tecnológicas colocam em pauta, a questão educacional, pois temos que formar pessoas capazes de enfrentar esses novos desafios desencadeados por essas transformações, isso nos faz refletir sobre as finalidades da escola, seus conteúdos, suas metodologias e a formação do professor diante das novas perspectivas do aprender e ensinar.

            Sou uma educadora que realiza seu oficio com muito amor e dedicação. Sei que minha profissão exige muita responsabilidade, por isto procuro ler muito, fazer cursos e estar sempre antenada nas novidades para a educação. O oficio de professor exige três questões básicas: sensibilidade, flexibilidade e conhecimento, ou seja, estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica. Lidar com imprevistos usando conhecimento e a sociabilidade para o bem dos educandos e tranquilidade dos pais.  E acima de tudo é preciso que o profissional da educação saiba ensinar, entreter e cativar.

            Eu quanto professora procuro ser mediadora e facilitadora do conhecimento, visando o desenvolvimento físico, emocional social e intelectual da criança, objetivando sua autonomia, autocontrole e confiança para se expressar e se comunicar.

            Quanto mais informações temos disponível, mais desafiador se torna o processo ensino aprendizagem. Ensinar não é só informar, mas sim transmitir conhecimentos. O professor tem que procurar acompanhar todas as novidades tecnológicas, se preparando para o uso e repasse das mesmas.

             Portanto nós professores/educadores temos que estar dispostos a ensinar e a aprender, abrindo-se para novas informações, sempre se atualizando, enfim tornando-se um aprendiz permanente!


‘Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. (Esopo)

Nenhum comentário: