Visualizações de página do mês passado

Tecnologias na educação

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.

No texto de Silvio da Costa Pereira, aborda-se o uso das tecnologias na escola, onde ele observou escolas municipais, estaduais e particulares. Em cada uma delas as tecnologias são usadas de uma forma diferenciada, mas em alguns pontos acabam utilizando essas tecnologias e mídias para os mesmos fins.
Os professores utilizam diversas tecnologias e mídias para trabalhar determinados conteúdos sendo eles atuais, do contexto social e cultural dos educandos, fazendo com que suas aulas se aproximem o mais perto da realidade dos mesmos, embora ainda tenha que melhorar muito esta questão nas escolas, pois ainda temos muitos desafios na inclusão das tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem, alcançando assim resultados positivos.
A realidade de nosso C.M.E.I., é a seguinte: temos diversas tecnologias e nossos professores as utilizam para aplicar suas aulas juntamente com algumas mídias, porém não temos laboratório de informática para nossas crianças usufruírem deste recurso, mas algumas professoras levam seus próprios componentes de informática para desenvolverem suas aulas. Agora estão implementando a cidade digital onde está em processo suas instalações nas proximidades do nosso C.M.E.I.. Mas as TICs estão por ai, e todos temos que cada vez mais procurar estar atualizados e acompanhar as evoluções, revolucionando nossas aulas e proporcionando aos educandos um ensino voltado a sua realidade.
Assim para o profissional da educação, é importante a busca por qualificação sendo ela através de pesquisas na internet, em revistas, leituras específicas, formação continuada, entre outros. As TICs estão ou estarão em breve ao nosso alcance para podermos usufruir, procurando usá-las para pesquisas e planejamento das aulas, aproveitando os diversos recursos que as mesmas trazem, promovendo aos educadores e educandos habilidades como: Senso de equipe, cooperação, qualidade no ensino, utilização de diversas linguagens.
Portanto todos ganham com tantos benefícios, o educador se torna agente de transformação do conhecimento e os educandos se tornam sujeitos ativos no processo de aprendizagem entendendo que é necessário atuar de forma responsável na sociedade.

 REFLEXÕES A CERCA DO CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO.

Currículo é o conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças. (DCNEI).
            O planejamento aplicado em nosso C.M.E.I., está dentro do currículo para a educação infantil onde trata a criança como sujeito de direitos e deveres, através deste planejamento proporcionamos as crianças a construção de sua identidade pessoal e coletiva, usufruindo de brincadeiras, fantasias, observação, narração, questionamentos produzindo cultura e fazendo a criança expressar seu pensamento por meio das linguagens e formas de representação com a contribuição das tecnologias.
            Para desenvolver atividades na pré-escola de acordo com o currículo se faz necessário inserir as tecnologias para se obter maiores resultados na aprendizagem, usar as tecnologias disponíveis na instituição de ensino, proporcionando as crianças o uso das mesmas, tornando as aulas mais atrativas e divertidas tendo assim a atenção das   crianças e o prazer das mesmas em realizar as atividades propostas, pois no mundo atual  as crianças estão em constante contato com tecnologias, assim as instituições de ensino precisam de algo para chamar a atenção das crianças e proporcionar aprendizagem, as crianças demonstram mais entusiasmo em realizar as atividades desenvolvidas na escola quando usado tecnologias.
            Portanto para inserir e integrar as tecnologias no currículo escolar deve-se incluir as mesmas no planejamento das aulas, através dos conteúdos a serem abordados de acordo com a matriz curricular, as habilidades e as necessidades das crianças, utilizando as tecnologias como recurso para aplicação das atividades, como: áudio, vídeo, slides, cds, DVD, câmeras digitais, filmagens, entre outros. Possibilitando a utilização das mesmas pelos profissionais e crianças da educação infantil garantindo a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças.

PLANEJAMENTO SEMANAL
TEMA: O MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA.
IDENTIFICAÇÃO: C.M.E.I. CECÍLIA MEIRELES E C.M.E.I. PEQUENO PRÍNCIPE.
PROFESSORAS: Fatima e Luciana.
FAIXA ETÁRIA: De 3 a 6 anos.
PERÍODO: De 8 a 11 de outubro de 2012.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a criança nesta semana vivencias para ajudá-las na construção de sua identidade pessoal e coletiva. Através de atividades lúdicas que possam motivar a criança a brincar, imaginar, fantasiar, desejar, aprender, observar e experimentar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social.
·         Promover o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas, cinema, fotografia, dança, teatro, contação de histórias e outros.
CONTEÚDOS: Comunicação e expressão; Produção artística; Dança como manifestação cultural; Expressão corporal e ritmo; Expressividade, Movimento e Teatro, Interação social (identidade e autonomia); Produção livre de desenhos; Música como forma de conhecer e representar o mundo; Jogos e brincadeiras; Locomoção; Equilíbrio; Atividades com materiais como: Bexigas, caixas, sacos, garrafas pet, corda etc.; Musicalização, Conhecimento de várias modalidades da linguagem: histórias, músicas, brinquedos e brincadeiras cantadas e outros.
RECURSOS: Humanos, caixa de som, microfone, TV, data show, máquina fotográfica, notebook, pula pula, balão, fantasias, bola, caixas, materiais de sucata para confecção de brinquedos, lembrancinhas e  outros.
AVALIAÇÃO: Diária e contínua, observando, acompanhando e registrando através de fotos todo o progresso das crianças de acordo com as situações de aprendizagem.


 DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO

Na segunda semana de outubro desenvolvemos em nosso C.M.E.I., as aulas sobre o tema proposto: O mundo encantado da criança, onde proporcionamos as crianças muitas atividades lúdicas usando o cuidar e o brincar como bases para elaboração e execução dos mesmos.
Ocorreu tudo como planejado, as crianças participaram ativamente e se divertiram muito, dava para ver em seus rostos e olhares a expressão de felicidade transpassando pelas suas ações.
É fundamental proporcionarmos as crianças desta faixa etária (3 a 6 anos), todos os dias atividades lúdicas e muitas brincadeiras diversas/cantadas e jogos, para que possam através do brincar aprender diversos conteúdos que constam no currículo escolar da Educação Infantil.
Portanto ao trabalharmos desta forma usando o brincar na Educação Infantil e incluindo as tecnologias,  incrementamos nossas aulas tornando-as mais atrativas e alegres para nossas crianças.

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Na sociedade atual as tecnologias são imprescindíveis e com elas vêm novos desafios para a escola e seus profissionais. Por isso há necessidade em preparar e treinar estes profissionais. Então se faz necessário a formação na área das tecnologias, para que nós educadores possamos acompanhar toda essa evolução e transformá-las em conhecimento, fazendo com que os educandos utilizem essas tecnologias de forma consciente e adequada para resolver problemas da vida, do cotidiano e adquirindo novos conhecimentos, pois, conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida.
                As tecnologias estão presentes em todos os lugares por isso é de grande importância que elas sejam aplicadas nos processos educacionais como mais uma ferramenta para os educadores, esses profissionais precisam buscar oportunidades para se capacitarem e oferecerem aos educandos conhecimentos e interações com essas tecnologias, sendo que as mesmas fazem parte do cotidiano de muitos deles. Essas tecnologias tem grande importância, pois são facilitadoras e promotoras de aprendizagem se tornando um elemento rico e eficiente para os educadores, tornando suas aulas mais atrativas, dinâmicas e alegres contribuindo para o estimulo dos estudantes para vir à escola.
            Diante disto é fundamental que nós educadores estejamos preparados e capacitados para a prática de uso das tecnologias voltadas para diversas áreas do conhecimento e do entretenimento. Estamos em uma nova era e temos que nos adequar a todas essas tecnologias e usá-las para enriquecer nossas aulas e favorecer a aprendizagem dos educandos. O educador é um mediador do conhecimento, é através dele que o educando encontra o caminho para buscar seu conhecimento usando vários recursos inclusive as novas tecnologias da informação e da comunicação.




 

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito dos textos relacionados as tecnologias da educação.