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quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PROJETO: MEU MUNDO ENCANTADO

EMEI PEQUENO PRÍNCIPE.
SINOP, 22 DE JANEIRO DE 2018.
PROFESSORA: MARIA DE FATIMA. TURMA: PRÉ II “C” MATUTINO.
PROJETO ANUAL.
TEMA: MEU MUNDO ENCANTADO.
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na escola são cheios de emoções conflitantes para as crianças, pais e professoras: expectativas de reencontros, alegrias, curiosidades, incertezas e temores. É um momento especial: o nascimento de um grupo que vai trabalhar e aprender junto durante o ano. Vínculos mais profundos podem levar certo tempo para se formar, porém, criar desde o primeiro instante um clima de aceitação e de naturalidade, vai estimular o crescimento de confiança mútua e o desejo de participar. Este período é muito importante e especial, sendo que para cada criança e família, este processo ocorre de um jeito diferente e imprevisível. A criança precisa enfrentar vários desafios, por isso é muito importante que este período seja cuidadosamente planejado para promover a confiança e o conhecimento mútuo, favorecendo o estabelecimento de vínculos afetivos entre as crianças, os familiares e as professoras. A participação da família deve ser estruturada para evitar ambiguidade e diminuir a ansiedade. Quando os pais conhecem as professoras de seus filhos e confiam no seu papel de educadoras, eles transmitem segurança para o mesmo. Eles se tronam parceiros com o qual a criança pode contar na busca do conhecimento de um mundo grande, novo e interessante, pois caminharão lado a lado, falando a mesma linguagem, com objetivos comuns. Desta forma o inicio das aulas também é uma oportunidade para o professor conhecer melhor as crianças, percebendo seus interesses e necessidades, entendendo as diferenças e individualidades de cada um e assim juntamente com o grupo, planejar e dar continuidade ao trabalho.
OBJETIVOS:  Interagir e estabelecer vínculos afetivos com os colegas, professoras, funcionários e demais turmas da escola, criando laços de amizade, respeito e companheirismo;  Sentir-se respeitada, dentro das suas limitações, condições e capacidades;  Adquirir confiança nas pessoas que a rodeiam;  Conhecer e explorar diferentes espaços oferecidos pela escola, realizando neles diferentes situações de aprendizagens, descobrindo novas formas de aprender.
LINGUAGENS PRIORITÁRIAS:  Linguagem do mundo infantil;  Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral  Linguagem da diferença entre as pessoas.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:  Recepção das crianças nos primeiros dias com músicas, pirulitos e balões coloridos, além de proporcionar uma acolhida calorosa, para que a criança se sinta bem no novo ambiente;  Rodinhas de conversas com assuntos direcionados e variados (férias, finais de semana, o que gostam de fazer...), buscando conhecer cada um na sua individualidade;  Desenhos sobre o que mais gostaram de fazer nas férias, observando como gostam de trabalhar e como o fazem;  Organização da sala de aula (brinquedos e cantinhos) e ornamentação da mesma com colaboração das crianças para que estas se sintam bem no ambiente;  Realizar um lanche coletivo com alimentos trazidos de casa, promovendo a socialização e a integração entre as crianças;  Promover jogos e brincadeiras de socialização (cobra-cega, pega-pega, cola-cola, esconde-esconde, dança das cadeiras, brincadeiras com balões, revistas e jornais, ache seu sapato, história da serpente, dança da vassoura, beijo/abraço ou aperto de mãos...), promovendo a integração entre as crianças;  Elaborar regras e combinados da turma, relacionando os mesmos a desenhos que serão colocados em pratos de papel nas cores verdes e vermelho, pintados pelas crianças, identificando assim o que pode e o que não pode acontecer;  Escutar músicas calmas e promover troca de carinho no momento do descanso, transmitindo segurança e confiança para as crianças;  Promover jogos simbólicos com utilização de fantasias, despertando a imaginação das crianças e buscando conhecê-las melhor;  Relaxar com bolinhas de massagem, feita de colega em colega e também pela professora, promovendo o toque e a afetividade;  Realizar brincadeiras livres na sala de aula, no pátio interno e no parque de areia, visando a integração e socialização das crianças, bem como conhecer as preferências de cada uma;  Promover jogos do dado e das saudações: Jogo do dado Carinhoso, onde cada criança deverá realizar a tarefa do dado (expressa em desenhos) em um dos seus colegas, estimulando a afetividade; Jogo das saudações, ao som da música todos se movimentam. Ao parar, cada um deverá encontrar um par e realizar com ele a tarefa sugerida pela professora: Dar um beijo, um abraço, fazer cócegas, etc., facilitando assim o entrosamento e a afetividade entre as crianças. (Jogo do abraço, beijo ou aperto de mãos), estimulando a afetividade;  Descobrir quem é o colega, através do toque, com os olhos vendados, estimulando o toque e a socialização;  Promover rodas cantadas, como viuvinha, Terezinha de Jesus, quem comeu o pão da casa do João, dentre outras, facilitando a integração entre as crianças;  Construir cabanas utilizando lenções (sala de aula), durante as brincadeiras de faz de conta, despertando assim a imaginação;  Explorar diferentes ambientes e jogos que a escola dispõe: pátio interno, parque de areia, sala de aula, biblioteca e outros, descobrindo assim seus espaços e possibilidades;  Apreciar histórias: “Uma dúzia e meia de coisinhas à toa que me faz feliz, com posterior realização de desenhos e pinturas sobre suas coisas favoritas;  Criar cantinhos na sala de aula com objetos e brinquedos favoritos das crianças (trazidos de casa), facilitando assim o processo de adaptação;  Programar situações de aprendizagens diferenciadas, no decorrer do processo: passeio ao redor da escola, piquenique, confecção e degustação de gelatina ou geladinho, teatrinhos, cineminha na sala de aula, salão de beleza, estimulando a integração entre as mesmas.  Manusear, observar, explorar, amassar folhas de revistas ou jornais, onde a professora poderá descobrir e conhecer os interesses de cada criança.
RECURSOS: Canetão, giz escolar, lápis de cor, giz de cera, folhas de ofício e desenho, CDs variados, DVDs diversos, rádio, bolinhas de massagem, cadeira, jogos variados, livros infantis, jornais e revistas, fantasias e acessórios diversificados.
AVALIAÇÃO: Neste projeto de ensino a principal característica da avaliação educacional é o caráter formativo, que se dá mediante a observação e o registro do educador sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento das ações desenvolvidas com as crianças, bem como da qualidade das interações estabelecidas entre criança e criança e criança – adulto.
RESULTADO FINAL: Ao termino do projeto apresentar aos pais as atividades realizadas, através dos registros de fotos, filmagens, portfolio, jogos confeccionados pelas crianças, apresentação e o relatório final.
BIBLIOGRAFIA: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol 1 e 2. Plano Municipal de Educação Sinop – 2008/2018. basenacionalcomum.mec.gov.br/PDF blogspot.emei-recantoinfantil.

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